Usabilidade na procura e compra em livrarias online

20mar10

A defesa de Adriano ocorreu na sala de projeções, com uso de e-board (quadro eletrônico) que, por um lado simplifica o avancar-voltar telas (basta clicar na interface do programa do e-board, que é acionada ao se clicar na tela de projeção – um imenso tablet, com projeção por cima) por outro lado dá a impressão que a projeção fica menor. A sala iluminada também não ajudou muito nesse quesito de valorizar as telas projetadas.

Como na maioria das dissertações envolvendo ergonomia, o trabalho em si é um grande diagnóstico de uso, baseado em critérios científicos, claro. Sempre que assisto apresentações de ergonomia sinto falta de um trabalho que proponha uma solução (projeto) baseada nos levantamentos ergonômicos. Enfim, trabalhos dessa natureza devem ter foco para cumprir os objetivos exigidos e prazos recomendados.

Adtiano fez um levantamento abordando comparações entre livrarias “virtuais” (Amazon) e livrarias “reais” (livraria da travessa, (centro do Rio). Esse tipo de abordagem é interessante pois quem projeta interfaces eletrônicas sempre deseja que o uso dela seja tão familiar ou eficiente quanto uma interface equivalente, analógica. Aí entra a ergonomia com suas aferições que validam um desenho bonito, tornando-o eficiente.

A banca fez as considerações “de forma” usuais: vícios de linguagem (o texto final deverá ser mais sintético economizando formalismos de linguagem), erros de ortografia, e repetição de figuras que poderiam apenas ser citadas no corpo do texto.
Nas considerações de “conteúdo” foi questionado em que ponto o mapeamento do percurso dos usuários em livrarias reais em contraponto com os usuários de livraria virtual contribuiu no objetivo de definir a melhor usabilidade em ambientes virtuais. Adriano afirmou que a coleta de informações teve a finalidade de coletar informações que pudessem ser úteis na pesquisa. Este “amarrar” dos métodos aos objetivos são fundamentais na elaboração de qualquer dissertação.

Enfim, foi uma boa defesa e mais um degrau em nossa escalada na área acadêmica ou científica. Parabéns, Adriano!



No Responses Yet to “Usabilidade na procura e compra em livrarias online”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: