Apresentação sem decepção

11set09

Fiz a minha apresentação de mestrado utilizando Flash e video, mas poderia ser qualquer tecnologia (PowerPoint, p.ex.). Como toda tecnologia esta sujeita a problemas “de última hora” (PowerPoint com fontes trocadas ao apresentar – ale Adriana – até imagens invertidas – ale Ludmila), mesmo sem esgotar o assunto, faço abaixo uma lista de problemas comuns e soluções possíveis:

Apresentação em Powerpoint?

  • Não faça das suas belas fontes fontes de problemas! Ao salvar, incorpore as fontes de texto utilizadas em seu arquivo PPT para que apareçam na apresentacao.
  • Grave tudo que precisa numa pasta so: deixe o software trabalhar para voce – ele grava tudo o que for necessario a apresentacao (fontes, imagens) num lugar so, quando for transporta-la.
  • Salve as telas de sua apresentacao como imagens JPEG; se sua apresentacao tem mais de 10 telas, deixe o software salvar tudo numa pasta criada especialmente para sua apresentacao.

Vai Demonstrar um sistema que so funciona com software pre-instalado?

  • Não deixe o acaso participar de sua apresentacao: use um programa que grave a utilizacao desse sistema em formato de video.
  • Precisa editar o video curto (clipe) da demonstracao? Pode usar desde o Windows Movie Maker (que vem no Windows) até programas mais específicos (instalados, portateis ou online).

Internet como recurso didatico?

  • Não confie na conexao ou no site da web que voce viu ontem; eles podem nao estar do mesmo jeito hoje ao ilustrar sua apresentacao. Salve tudo que precisa numa midia (imagem ou video dessas telas).
  • Precisa mostrar interatividade? Salve as paginas e veja se funcionam desconectado. Se funcionar, refaça os links das paginas em questao. Se nao, veja se precisa instalar software adicional (Flash Player ou Java Virtual Machine, p.ex.).

Fazer a coisa certa da o mesmo trabalho de fazer a coisa errada.

Lembre-se disso se achar essas recomendacoes complicadas de fazer. O trabalho de acertar as coisas em cima da hora e o mesmo trabalho de fazer a coisa certa, ate tarde, na privacidade de seu lar. Constrangimentos em publico só se tornam engraçados cerca de um ano depois, ou com os outros, se for chegado(a) a um sadismo. Então, faça logo. “Fazer logo” inclui:

  • Testar as coisas funcionando um dia ou duas horas antes da apresentacao, no local.
  • Fazer mais de uma cópia de sua apresentacao. Se o Pendrive queimar você tem que ter um plano B qualquer.

Enfim, essas sao pequenas dicas que normalmente ensino nas minhas aulas de Powerpoint. Interessados, me escrevam, pois, alem de aulas, presto consultoria :^D .

Anúncios


3 Responses to “Apresentação sem decepção”

  1. 1 Paula Prata

    Perfeitas as dicas!! E eu ainda conheço um montão de gente que acha que PREVENÇÃO é exagero ou mania de perfeccionismo! Tai a diferença entre profissionais comuns e os melhores!


  1. 1 Apresentação sem decepção « Wally Vianna web e design
  2. 2 Contexto e conteúdo (2) « Wally Vianna web e design

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: