questões acadêmicas (4)

06jul09

Nesta semana me foi passado extra-oficialmente que o PPDESDI pretende manter a exigencia de uma formatacao de teses propria, alem da formatacao nos moldes da UERJ (ABNT).

A razao a principio tem uma fundamentacao coerente: uma escola de design tem de apresentar projetos, produtos e resultados com design. Teses inclusas. Nesse sentido faz sentido ter teses (trabalhos de graduacao?) com formatacao de acordo com a proposta da instituicao.

Como aluno (mestrando) gostaria de sugerir que se leve adiante essa proposta detalhando mais o modelo de formatacao de teses (definindo formatacao de tabelas, e padronizando a diagramacao de figuras e graficos. p.ex.) e disponibilizando um modelo, alem de diagramado, com estilos de formatacao a fim de agilizar o processo de diagramacao.
Neste caso, o MSWord pode nao ser uma boa opcao por nao possuir a precisao necessaria para um trabalho de design, e um segundo software pode ser sugerido (MS Publisher ou Adobe Indesign, p.ex.) analisando-se suas caracteristicas como ferramenta de diagramacao.

Enfim, a discussao esta lancada.



One Response to “questões acadêmicas (4)”

  1. 1 Filipe

    pois é… mas esse papo de uma escola de design ter que apresentar resultados com design é completamente incoerente com uma formatação Arial 10. fico na dúvida se normas de formatação não colocam o aluno de design indo na direção contrária da criatividade, porém sei (e senti na pele) que ter uma formatação é menos um problema quando o fator tempo começa a pegar. a UERJ exigir uma formatação rígida é uma coisa, mas ESDI poderia ter uma estrutura mais flexível, não tão alemã e ultrapassada.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: