Questões acadêmicas (2)

13nov08

Os alunos do mestrado do PPDESDI de 2008-2009 estão colocando uma questão pertinente, relacionada com posts e reuniões anteriores, sobre o  aperfeiçoamento do mestrado. A turma propõe que a orientação seja uma matéria, a ser cumprida no segundo ano do mestrado (ou após cumprir-se as matérias obrigatórias).

Como já tive essa experiência de ter orientação como matéria em um semestre, posso assegurar que é algo útil e desejável para ambas as partes (orientadores e mestrandos): evita que o orientador tenha surpresas na entrega da tese e permite que o aluno tenha a certeza de que as orientações terão um cronograma (com datas e horários) a serem cumpridos. Ou seja: fica definido um cronograma de trabalho, que, inicialmente a turma propõe que seja em dois encontros mensais. Acredito que a idéia tem chances de dar frutos, pois dá um caráter mais oficial e profissional à orientação como um todo.

Curiosamente percebí que orientações dentro e fora desse modelo tem encaminhamentos diferentes; orientação como matéria acaba seguindo um caminho bem definido (o que circunscreve os objetivos resultados a serem apresentados) e orientação sem essa obrigatoriedade permite que o mestrando possa interferir (criativamente falando) nos resultados finais.

Enfim, a discussão está lançada, Almir como novo representante dos alunos deve encaminhar oficialmente ao PPDESDI esta reinvindicação.

Boa sorte, mestrandos!

Wallace Vianna



No Responses Yet to “Questões acadêmicas (2)”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: